Após a suspensão das operações da Voepass determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Latam, que opera voos em parceria com a companhia aérea, anunciou medidas para atender os passageiros afetados. A parceria entre as empresas é baseada em um acordo de codeshare, permitindo que a Latam comercialize passagens para voos operados pela Voepass. Os passageiros impactados podem alterar seus voos sem custos adicionais, desde que haja assentos disponíveis na mesma classe e dentro da validade da passagem. Se não houver voos disponíveis na mesma rota, os passageiros serão realocados em voos de outras companhias aéreas.
Além das opções de alteração de voo, os consumidores também têm a possibilidade de solicitar o reembolso integral do valor pago, sem multa, por meio do portal “Minhas Viagens” da Latam. O prazo para reembolso pode ser de até sete dias úteis, podendo variar conforme o banco de cada passageiro. A companhia também oferece a opção de crédito através da carteira digital Latam Wallet, caso a compra tenha sido realizada com outros métodos de pagamento, como milhas.
A suspensão da Voepass pela Anac foi adotada em caráter cautelar devido a falhas nos sistemas de gestão da empresa, que precisam ser corrigidas conforme regulamentação do setor. A medida segue até que as não conformidades sejam sanadas. A Voepass, por sua vez, afirmou que suas aeronaves estão em conformidade com as exigências de segurança. A companhia aérea vem sendo monitorada pela Anac desde o acidente fatal de um de seus aviões em agosto de 2024, que resultou na morte de 62 pessoas.