A Latam informou que já resolveu a situação de 85% dos 106 mil passageiros impactados pela suspensão das operações da Voepass, determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 11 de março. As soluções incluem remarcação em voos da própria Latam ou reembolso integral das passagens. A companhia também operou seis voos emergenciais entre 12 e 17 de março para transportar passageiros com destinos como Fernando de Noronha (PE), anteriormente atendidos pela Voepass.
A Anac havia notificado a Latam para assumir o atendimento aos clientes devido ao acordo de codeshare entre as duas empresas, que permitia a venda de passagens de voos operados pela Voepass. Com a suspensão, a Latam passou a operar rotas antes compartilhadas, como Fernando de Noronha e Ribeirão Preto. A empresa afirmou que mantém a Anac e o público informados sobre os avanços no atendimento e aguarda novas comunicações da agência reguladora.
A decisão da Anac proíbe a Voepass de operar até que comprove a regularização das condições de segurança. Passageiros têm direito a reembolso ou remarcação, seja pela Voepass, Latam ou agências de viagens. A Anac também autorizou o retorno de aviões de grande porte em Fernando de Noronha, após dois anos de restrições devido a problemas na pista do aeroporto local. A medida foi tomada considerando a suspensão da Voepass, que operava voos menores para a ilha.