A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, iniciará uma visita a Israel e à Cisjordânia ocupada nesta segunda-feira (23), com o objetivo de promover a retomada do acordo de cessar-fogo em Gaza. A missão tem como foco discutir o conflito em Gaza, a importância de garantir o acesso humanitário irrestrito e a necessidade de uma distribuição sustentável de ajuda na região. Kallas também buscará a implementação plena do cessar-fogo e a libertação dos reféns.
Durante a visita, Kallas se reunirá com importantes líderes israelenses, incluindo o presidente Isaac Herzog, o ministro das Relações Exteriores Gideon Saar, e o líder da oposição Yair Lapid. Ela também fará uma visita à Cisjordânia, onde encontrará o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro Mohamad Mustaf, conforme informado por seu gabinete.
A diplomata da União Europeia não terá encontros com o primeiro-ministro de Israel, em virtude de uma ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional, mas o foco da visita continua sendo o apoio ao cessar-fogo e à solução do conflito. A missão reflete o compromisso da União Europeia em apoiar uma resolução pacífica e a ajuda humanitária necessária em Gaza.