O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, decidiu nesta quinta-feira (6.mar.2025) rejeitar um pedido feito por um deputado contra o governador e o prefeito da capital. O parlamentar havia solicitado a inelegibilidade do governador por oito anos e a cassação do prefeito e de seu vice, acusando-os de abuso de poder político nas eleições municipais de 2024.
Segundo a acusação, o governador teria favorecido a candidatura do prefeito ao afirmar, durante a votação do segundo turno, que informações de inteligência policial indicavam que um grupo criminoso estava orientando votos em seu oponente. O juiz, no entanto, considerou que não houve abuso de poder ou uso indevido dos meios de comunicação, pois a entrevista realizada pelo governador não envolveu recursos estatais nem teve o propósito de interferir no processo eleitoral.
A decisão destacou que a entrevista não alterou a normalidade das eleições, nem configurou prática vedada. Embora o pedido tenha sido rejeitado, o deputado ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que poderá revisar a decisão.