Um adolescente de 17 anos foi impedido de realizar um ataque a bordo de um avião após ser desarmado e contido por um piloto e dois passageiros, no Aeroporto de Avalon, na Austrália. O jovem, que havia entrado no aeroporto de forma ilegal, usando um buraco na cerca de segurança, tentou embarcar em um voo com uma escopeta carregada. Durante o embarque, o adolescente se passou por um funcionário de manutenção e, ao ser abordado por uma comissária de bordo, ficou exaltado, exibindo a arma.
O ex-boxeador Barry Clark, que estava a bordo do voo, percebeu a escopeta e reagiu rapidamente, afastando a arma da comissária de bordo e imobilizando o jovem antes que ele pudesse causar danos. A polícia local chegou ao local e prendeu o adolescente, que foi acusado de diversos crimes, incluindo posse ilegal de arma de fogo e tentativa de controle de aeronave. Felizmente, ninguém ficou ferido, e o voo foi cancelado.
O incidente gerou preocupação, e as autoridades australianas reforçaram a segurança nos aeroportos do país, prometendo implementar novas medidas para garantir a segurança de passageiros e funcionários. A investigação está sendo conduzida pela polícia local, sem envolvimento da unidade antiterrorismo.