A Prefeitura de Itu (SP) decretou situação de emergência na cidade em razão do aumento dos casos de dengue registrados em 2025. Até a quinta-feira (13), o município havia registrado 1.258 casos da doença, sem mortes confirmadas, mas com duas em investigação. O decreto permite o reforço nas medidas de controle e combate à dengue e outras arboviroses, além de autorizar a compra de insumos, contratação de serviços e suspensão de férias e folgas de agentes de saúde e vigilância.
Com o objetivo de conter a propagação da doença, o prefeito também determinou que medidas urgentes sejam adotadas para ampliar a assistência à saúde. A prefeitura inaugurará dois Centros de Atendimento à Dengue no próximo dia 17, em locais estratégicos da cidade, funcionando em horários estendidos durante a semana, para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. O controle vetorial e a prevenção continuarão sendo prioridades na cidade.
A orientação para a população é que, ao apresentar dois ou mais sintomas de dengue, as pessoas procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas. Casos mais graves devem ser encaminhados a hospitais de urgência. As autoridades locais continuam monitorando o cenário epidemiológico e alertam sobre a necessidade de intensificar os cuidados com os focos do mosquito transmissor.