O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, expressou pesar pelo falecimento do escritor, advogado e jornalista Marcos Vinicios Vilaça, que morreu no Recife neste sábado (29/3), aos 85 anos. Em nota publicada nas redes sociais, Caiado destacou a trajetória multifacetada de Vilaça, que ocupou cargos como ministro, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). O intelectual faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos, conforme informou a ABL.
Nascido em Nazaré da Mata (PE), Vilaça estava internado na Clínica Florença, no Recife, e seu corpo será cremado, com as cinzas lançadas na Praia da Boa Viagem, conforme seu desejo. O governador enalteceu o legado do pernambucano, destacando sua contribuição à literatura, à administração pública e à vida intelectual do Brasil. “Foi um homem de vasta cultura e vida pública exemplar”, escreveu Caiado em sua homenagem.
Além de lamentar a perda, o governador estendeu solidariedade aos familiares e amigos de Vilaça, em especial ao deputado federal Mendonça Filho, genro do intelectual. “Que Deus conforte a todos”, finalizou. A morte de Marcos Vinicios Vilaça marca o fim de uma trajetória influente na cultura e na política brasileira.