O Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPq/SC), uma referência em saúde mental no estado, deu início à primeira turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. O objetivo da iniciativa é qualificar novos profissionais para atuar no crescente campo da saúde mental, oferecendo especializações em diversas áreas, como saúde mental, enfermagem, serviço social, psicologia, fisioterapia e educação física. O evento ocorreu na manhã de sexta-feira, 7 de março, no centro de estudos da unidade.
A nova turma de residentes é composta por oito profissionais, que passarão por dois anos de treinamento, com atividades teóricas, práticas multiprofissionais e atendimento a pacientes hospitalizados e da rede de atenção psicossocial. O programa visa desmistificar os conhecimentos sobre saúde mental e as complexidades do tratamento de pacientes com transtornos mentais, além de promover a capacitação para o mercado de trabalho, dentro das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com 83 anos de história, o IPq/SC é uma das instituições mais tradicionais em saúde mental em Santa Catarina. Em 2024, atendeu mais de 9 mil pacientes e conta com uma equipe de aproximadamente 380 profissionais. Além de oferecer atendimento psiquiátrico emergencial 24 horas e leitos para internação, a unidade também disponibiliza serviços especializados como fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, visando o tratamento integral dos pacientes.