A declaração do Imposto de Renda 2025 (ano-base 2024) iniciou-se em 17 de março, mas contribuintes têm enfrentado dificuldades para usar os canais online da Receita Federal. Embora o programa gerador da declaração já esteja disponível para download no computador, o acesso ao site e ao aplicativo Meu Imposto de Renda ainda não permite a entrega online. As entregas via internet (site e app) estarão liberadas apenas a partir de 1º de abril. Além disso, o aplicativo Meu Imposto de Renda foi descontinuado e centralizado no app Receita Federal, mas os usuários ainda não conseguem concluir a declaração.
O processo de declaração também envolve a opção de declaração pré-preenchida, mas só estará acessível a partir de 1º de abril. Até essa data, os contribuintes poderão incluir apenas informações básicas, sem a automatização completa do processo. O subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Juliano Neves, explicou que dificuldades internas, como a greve de servidores, impediram a liberação da versão pré-preenchida no início do prazo de entrega. A Receita Federal também informou que quem deseja fazer a declaração por meio de dispositivos móveis deve usar o novo aplicativo, já que o app antigo foi descontinuado.
A Receita Federal detalhou ainda as situações em que os contribuintes devem declarar o Imposto de Renda 2025. Estão obrigados a declarar aqueles que receberam rendimentos superiores a R$ 33.888,00 em 2024, entre outras condições, como ganhos de capital ou atividades em bolsas de valores. O prazo para entrega da declaração vai até 30 de maio de 2025. Para quem deseja iniciar o processo, a Receita Federal oferece o programa de declaração para diversos sistemas operacionais, com orientações claras sobre o download e instalação.