A Igreja Católica inicia o período da Quaresma com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, um momento de reflexão, oração e penitência para os fiéis. A data ocorre 40 dias antes da Páscoa e é marcada pela tradicional Imposição das Cinzas, rito que simboliza a fragilidade humana com a frase “Do pó viemos e ao pó voltaremos”. Durante as missas, os padres abençoam os fiéis, colocando cinzas sobre suas cabeças ou desenhando uma cruz nas testas.
Em 2025, além da Quaresma, a Igreja dá início à Campanha da Fraternidade, cujo tema será “Fraternidade e Ecologia Integral”. Em várias cidades do Sul de Minas, as paróquias têm uma programação especial de missas para celebrar a data. Entre as cidades destacadas estão Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, que organizam diversos horários de celebração em suas principais igrejas. A Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, por exemplo, terá missas às 7h, 9h, 15h e 18h.
Além das missas, a data também levanta questionamentos sobre o status da Quarta-feira de Cinzas, que, embora seja um dia de celebração religiosa, não é considerado feriado oficial, mas ponto facultativo. Nas paróquias, fiéis são convidados a participar dessa tradição religiosa e refletir sobre os ensinamentos propostos pela Igreja neste período de introspecção e preparação para a Páscoa.