O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou a abertura de um concurso público para o cargo de delegado da Polícia Civil, com 100 vagas disponíveis e um salário inicial de R$ 22.165,53. Além das vagas imediatas, haverá a formação de um cadastro de reserva com 200 vagas adicionais. O certame será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com taxa de inscrição fixada em R$ 300. As inscrições poderão ser feitas entre 28 de março e 11 de abril, e as provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 25 de maio.
Para concorrer ao cargo, os candidatos devem possuir bacharelado em Direito e ao menos três anos de experiência jurídica comprovada. O processo seletivo contará com sete fases, incluindo provas objetivas e discursivas, testes físicos e psicológicos, além de avaliação de títulos e investigação social. Das 100 vagas, 75 serão para ampla concorrência, 5 destinadas a pessoas com deficiência e 20 reservadas a candidatos negros. A carga horária semanal será de 30 horas.
O anúncio do concurso também reforçou a intenção do governo de fortalecer a Polícia Civil do estado como uma estratégia para combater organizações criminosas. O governador mencionou a possibilidade de novos concursos para outras áreas, como para investigadores da Polícia Civil e para o Corpo de Bombeiros, mas sem definir datas ou números de vagas.