O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou da assinatura de um contrato histórico entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, visando à dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. A parceria inédita entre um porto público e um porto privado busca modernizar a infraestrutura portuária, permitindo a atracação de navios maiores e aumentando a competitividade da região. A obra, que terá um investimento de R$ 324 milhões, promete impulsionar a economia catarinense ao permitir o recebimento de embarcações de até 366 metros de comprimento e capacidade de carga de até 16 mil TEUs, um aumento significativo em relação à capacidade atual.
O projeto também inclui uma inovação ambiental, com a utilização dos sedimentos retirados do fundo do mar para o alargamento da praia de Itapoá, área que tem enfrentado erosão. Será a primeira vez no Brasil que sedimentos de uma dragagem portuária serão destinados ao reforço de uma faixa de areia, uma medida que visa melhorar a qualidade das praias e beneficiar o turismo local. A dragagem permitirá também o aumento da movimentação de contêineres, beneficiando a indústria catarinense e ampliando a competitividade das empresas da região.
Com um modelo de Parceria Público-Privada (PPP), a obra será financiada com a contribuição do Porto de São Francisco (R$ 24 milhões) e do Porto de Itapoá (R$ 300 milhões). O retorno do investimento será realizado por meio do aumento das tarifas portuárias geradas pela maior movimentação de navios e cargas após a conclusão da obra. A previsão é que as obras comecem em 2025 e sejam finalizadas em 2026, transformando a Baía da Babitonga em um dos acessos portuários mais eficientes do Brasil, com impacto positivo na economia e na logística de Santa Catarina.