O Governo de São Paulo anunciou a substituição de 20 dos 91 dirigentes das diretorias de ensino do Estado. A decisão, tomada após uma avaliação periódica dos dirigentes, visa melhorar os índices educacionais e a gestão das Diretorias de Ensino. Entre as regiões afetadas estão Itapeva e Avaré, que terão novos responsáveis pela supervisão das escolas estaduais.
A mudança foi motivada pela análise dos resultados educacionais das áreas envolvidas, com destaque para as diretorias que apresentaram os piores desempenhos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2024. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que o processo de substituição está em andamento e que os dirigentes já foram informados da mudança.
As diretorias de ensino de Avaré e Itapeva são responsáveis por diversas cidades do interior do Estado, e a substituição de seus dirigentes tem gerado discussões locais. A Diretoria de Ensino de Itapeva, por exemplo, informou que um processo seletivo está aberto para o preenchimento da vaga, enquanto a Diretoria de Ensino de Avaré ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.