O Governo de Goiás apresentará, nesta quarta-feira (12/03), o primeiro ônibus movido a biometano, que começará a operar no transporte coletivo da capital. O veículo será utilizado em um teste durante quatro meses, atendendo trechos do BRT Leste-Oeste, mais especificamente no Eixo Anhanguera. A apresentação ocorrerá no Terminal Novo Mundo, em Goiânia, onde também será inaugurada a estação de abastecimento que utilizará biometano, um combustível alternativo e sustentável produzido a partir de resíduos vegetais.
O biometano é um gás considerado uma fonte limpa de energia, alinhado aos investimentos de grandes cidades no Brasil e no exterior. Com essa iniciativa, o Governo de Goiás busca modernizar e tornar o transporte público mais sustentável, com planos de inserir gradualmente novos ônibus movidos por energia renovável em toda a região metropolitana até 2026. A implementação de estações de abastecimento para esses veículos segue rigorosamente as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e outras entidades reguladoras.
O Terminal Novo Mundo foi escolhido para a instalação da nova estação devido ao seu amplo espaço ventilado, que oferece segurança para o armazenamento dos veículos. A infraestrutura do local foi projetada para abrigar 35 vagas de ônibus, sendo 15 para veículos articulados e 20 para convencionais. Além disso, a área de abastecimento estará preparada para garantir o bom funcionamento do sistema, que é um passo importante para a melhoria do transporte coletivo sustentável em Goiás.