Durante o evento “Talks Caminhos para o Crescimento”, realizado em Brasília, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apresentou o novo modelo de gestão compartilhada de obras adotado no estado. A proposta busca reduzir a burocracia, aumentar a eficiência na utilização dos recursos públicos e acelerar a entrega das obras. Esse modelo é baseado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e propõe uma colaboração entre o Estado e o terceiro setor, mantendo o controle e a prestação de contas rigorosa. Caiado destacou a construção do Complexo Oncológico de Referência de Goiás como exemplo da eficácia dessa parceria, mencionando que, ao contrário de obras anteriores, ele será concluído em um prazo reduzido.
No painel “O papel dos Estados na expansão da infraestrutura”, Caiado enfatizou a importância de melhorar a logística de rodovias e ferrovias no Centro-Oeste, região chave para a produção agropecuária do Brasil. Ele argumentou que, sem avanços nessa área, o potencial de crescimento da região e do país será limitado. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, concordou com a análise e destacou as barreiras burocráticas como um obstáculo para o desenvolvimento do Brasil, destacando a necessidade de desburocratizar os processos para estimular a economia.
Além do modelo de contratação de obras, o evento abordou questões como licenciamento ambiental, investimentos em infraestrutura e responsabilidade fiscal. Os participantes também discutiram a falta de investimentos na área, com o governador de Mato Grosso apontando que o baixo índice de 2% do PIB brasileiro destinado a infraestrutura impede o crescimento econômico do país. Por fim, Caiado falou sobre os preparativos para o leilão de uma parceria público-privada (PPP) para a Saneago, destacando a recuperação da empresa durante sua gestão e seu compromisso com a universalização do saneamento básico no estado.
Goiás adota modelo inovador para acelerar obras e reduzir burocracia
