A General Motors (GM) Brasil anunciou que entrará no mercado de SUVs subcompactos, um segmento em rápido crescimento no país, com um modelo inédito, ainda sem detalhes definitivos sobre sua produção e lançamento. A planta de Gravataí (RS) será fundamental nesse processo, com parte do investimento de R$ 1,2 bilhão alocado para a fabricação desse novo veículo. A GM também se prepara para lançar até cinco novos modelos em 2025, além de ter como meta a introdução de dez veículos eletrificados no Brasil até 2030, com foco em tecnologias híbridas e totalmente elétricas.
Além do novo SUV, a GM também renovará o Onix, modelo que dominou as vendas por anos, mas que enfrenta uma queda acentuada de mercado. A reestilização do Onix é vista como essencial para manter sua relevância no portfólio da marca. A montadora também se prepara para lançar o Spark EUV, um elétrico de entrada que deverá ser mais acessível que o Bolt, visando competir com marcas chinesas que dominam o segmento de carros elétricos no Brasil. A GM busca aumentar sua participação no mercado de eletrificados, ainda bastante desafiado por rivais como a BYD e GWM.
Fabio Rua, vice-presidente da GM Brasil, também comentou sobre o impacto da crise econômica e a alta das taxas de juros no setor automobilístico. Ele acredita que 2025 pode trazer um cenário mais favorável, apesar dos desafios. A GM está investindo R$ 7 bilhões nas fábricas brasileiras até 2028, com ênfase no desenvolvimento de veículos eletrificados e híbridos. A montadora também explora parcerias com marcas chinesas para ampliar sua competitividade, especialmente em um cenário de crescimento da indústria automotiva da China no Brasil.