Duas frentes frias estão previstas para o final de março e início de abril, promovendo alterações significativas no clima, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A primeira, mais fraca, se forma no litoral de Santa Catarina nesta sexta-feira (28), aumentando a umidade e modificando os ventos na Região Sul antes de se dissipar. Já a segunda, mais intensa, surgirá entre Argentina e Uruguai na segunda-feira (31), espalhando ar frio e umidade por todo o país, com efeitos mais pronunciados na primeira semana de abril.
A queda nas temperaturas mínimas e máximas será mais acentuada no Sul, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, e no sul de Mato Grosso. Enquanto isso, a umidade persistirá na Região Sul, com previsão de chuvas fortes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná até meados da próxima semana. O Sudeste sentirá os ventos frios, mas a queda de temperatura só deve ocorrer no primeiro fim de semana de abril, entre os dias 5 e 6.
Embora não se espere frio extremo, essa mudança marca uma transição clara do verão para o outono, com temperaturas abaixo da média em várias localidades. Os modelos meteorológicos indicam uma variação significativa em relação ao início do ano, reforçando a chegada de condições mais típicas da estação outonal.