Duas frentes frias devem atingir o Brasil no final de março e início de abril, causando instabilidade climática, segundo o MetSul. A primeira chega entre 31 de março e 1º de abril, com chuvas irregulares no Sul, enquanto a segunda avança rapidamente entre 2 e 3 de abril, atingindo também parte do Sudeste. Apesar da massa de ar polar associada, o frio não será intenso no Brasil, mas trará alívio para regiões afetadas pela estiagem, como o Rio Grande do Sul.
A frente fria é caracterizada pelo encontro de massas de ar quente e frio, gerando nuvens e precipitação. A especialista Estael Sias, do MetSul, explica que o fenômeno é crucial para amenizar a seca, embora as chuvas sejam desiguais. Após a passagem do sistema, as temperaturas podem cair para abaixo de 5°C na Serra do Sudeste (RS), com possibilidade de geadas isoladas, mas sem grandes riscos.
Enquanto no Brasil o frio será moderado, países vizinhos como Argentina e Uruguai enfrentarão temperaturas mais baixas, com geadas amplas em algumas regiões. Apesar da breve queda térmica, o aquecimento gradual deve retomar nos dias seguintes, marcando o início de um abril com maior frequência de sistemas frontais e chuvas esparsas.