Uma nova frente fria deverá provocar chuvas intensas, principalmente no litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba, região da Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e grande parte do Rio de Janeiro. A partir desta sexta-feira (14), um ciclone extratropical se formará na costa do Sul do Brasil, o que trará ventos fortes e agitação marítima no Rio Grande do Sul. Este sistema causará uma frente fria que se estenderá pela costa do Sudeste, com previsão de chuvas moderadas a fortes, especialmente no estado do Rio de Janeiro.
A previsão aponta que a temperatura deve cair no Centro-Sul, com destaque para o Sudeste, onde as máximas devem ficar em torno de 26°C em São Paulo, que recentemente teve dias muito quentes. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, a queda de temperatura também é esperada, e os ventos podem atingir até 100 km/h em algumas regiões. O Sul do Brasil terá temperaturas mais amenas no sábado (15), mas voltará a esquentar no domingo.
Nas regiões Norte e Nordeste, o padrão de chuva continuará devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz precipitações fortes, principalmente entre o Ceará e o Amapá. A previsão indica chuvas intensas no Amapá, norte do Maranhão e Piauí, e diminuição das chuvas no Amazonas e Acre, onde a atenção se volta para o alerta de cheias. A expectativa é que o padrão de chuvas continue nos próximos dias nas duas regiões.