A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) está promovendo oficinas gratuitas de defesa pessoal voltadas para mulheres, com foco no ensino de técnicas básicas de autodefesa, além de orientações sobre posturas comportamentais e contextuais. As aulas visam capacitar as participantes para lidar melhor com situações de violência, fortalecendo a confiança e a segurança pessoal. As oficinas serão realizadas nos Cucas (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) dos bairros Jangurussu, Barra do Ceará, José Walter e Pici.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas por meio de um formulário on-line. As vagas são limitadas, e as aulas serão ministradas por instrutores de defesa pessoal da GMF, com apoio de outros órgãos de segurança. Além do aprendizado de técnicas de defesa, o evento também incluirá dicas práticas para adotar novas posturas em situações de risco.
As oficinas ocorrerão em diferentes datas e horários durante o mês de março. A programação inclui encontros no dia 8, 11, 14 e 25 de março, em horários variados, para atender a diversas necessidades das participantes. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Fortaleza busca proporcionar mais segurança e autonomia às mulheres da cidade.