A BR-230, no município de Itaituba, no sudoeste do Pará, está enfrentando uma grande sobrecarga no tráfego devido a uma fila quilométrica de caminhões. A longa espera se dá pela falta de acesso ao distrito de Miritituba, importante ponto de escoamento de grãos entre Mato Grosso e Pará. Motoristas têm sido forçados a retornar, já que não conseguem continuar a viagem devido ao congestionamento.
A situação tem gerado dificuldades para o fluxo de pessoas e mercadorias, e até ambulâncias têm precisado desviar pelo acostamento para passar pelo engarrafamento. A sobrecarga dos portos da região também tem sido apontada como uma das causas principais do problema, que afeta não apenas o transporte de grãos, mas também a mobilidade local.
O prefeito de Itaituba anunciou que uma audiência pública será realizada para discutir soluções para o impasse, após ter contatado a Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o ocorrido. A reunião está marcada para o próximo dia 13 de março e contará com a participação da Câmara Municipal e de órgãos competentes para buscar alternativas e amenizar os transtornos enfrentados pela população e pelos motoristas.