O Chiquinha Gonzaga Fest é um festival totalmente dedicado a artistas mulheres e busca valorizar e promover a produção artística feminina na Baixada Santista, região do litoral paulista. Com inscrições abertas até 17 de abril de 2025, o evento recebe propostas de cantoras, instrumentistas, bandas mistas lideradas por mulheres e outras expressões culturais, como dança, teatro e literatura. A curadoria do festival selecionará os participantes com base na qualidade artística e adequação ao evento, priorizando artistas locais, mas também aceitando inscrições de outras regiões.
A edição de 2023, realizada em Santos, contou com apresentações de 44 artistas da Baixada Santista e incluiu uma programação diversificada, com shows musicais, performances de dança, poesia, exposições e rodas de conversa. O festival tem como objetivo promover a igualdade de gênero nas artes e reforçar o compromisso com a valorização da criação autoral feminina, não permitindo inscrições de covers ou releituras. Além disso, não serão aceitas propostas que promovam discriminação ou discursos de ódio.
Os cachês das artistas variam conforme o tipo de apresentação, com valores que vão de R$ 350,00 a R$ 2.700,00, dependendo da duração e formato do show. O festival conta com o apoio da Autoridade Portuária de Santos e patrocínio via a Lei Rouanet, além de incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.