Um fenômeno no céu de Peruíbe, litoral de São Paulo, chamou a atenção de moradores que avistaram um “buraco” entre as nuvens. O evento foi registrado em diferentes pontos da cidade e gerou curiosidade. Apesar de ser raro, o fenômeno não oferece riscos à população e está relacionado a correntes de ar na atmosfera, de acordo com especialistas.
O professor de Geografia Fábio Cervezão afirmou que o fenômeno pode estar ligado à formação de uma baixa pressão atmosférica, resultando em nuvens altocúmulos estratiformes, que não geram chuvas. Ele explicou que o espaço no céu foi causado por correntes de ar verticais, que subiram e desceram, criando a abertura temporária.
O meteorologista William Minhoto, do Centro de Gerenciamento de Emergências, acrescentou que esse fenômeno é conhecido como “Fallstreak hole”. Nele, gotículas de água super-resfriadas ainda não congeladas podem, devido a uma perturbação, como a passagem de um avião, se transformar em cristais de gelo, gerando a abertura no centro da nuvem.