A cerca de 50 km de Brasília, Luziânia se destaca como um destino turístico integrado à capital federal, apostando em suas riquezas culturais, naturais e religiosas para atrair visitantes. Com o apoio do Governo de Goiás e suas iniciativas em parceria com a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e Goiás Turismo, a cidade busca fortalecer sua economia local e promover o turismo de maneira sustentável, utilizando sua história e belezas naturais como atrativos.
Entre as principais atrações turísticas da cidade estão a Igreja Nossa Senhora do Rosário, com mais de 250 anos de história, as Cavalhadas, retomadas em 2023, e a Festa do Divino, evento anual que movimenta a cidade. O turismo religioso é um dos pilares, mas a cidade também oferece opções para quem busca lazer ao ar livre, como o Lago Corumbá IV, um ponto popular para pesca esportiva, esportes náuticos e atividades recreativas.
Luziânia também preserva o legado histórico com a Fazendinha JK, que abriga uma biblioteca, mobília original e um lago artificial, além de contar com a única obra de Oscar Niemeyer na área rural. Com um foco crescente no turismo e em transformar a cidade em um destino de permanência, Luziânia segue se consolidando como um ponto de interesse tanto para os moradores de Brasília quanto para os turistas que visitam a região.