A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO) iniciaram o Desafio AgroStartup 2025, uma ação que visa fomentar a inovação no agronegócio. O concurso vai destinar R$ 720 mil para financiar 12 startups que apresentem soluções disruptivas nas áreas de sustentabilidade, automação e eficiência produtiva, com cada selecionada recebendo R$ 60 mil em subvenção financeira.
O tema da edição deste ano é “Agro 5.0 – A nova revolução do agronegócio”, que engloba tecnologias como biotecnologia avançada, automação inteligente, Internet das coisas e Inteligência Artificial. O objetivo é criar um ambiente colaborativo que una empreendedores, pesquisadores e produtores rurais, integrando conhecimento técnico às necessidades reais do setor agropecuário.
O programa será dividido em três etapas: a Maratona de Ideação, que ocorrerá em maio, a Capacitação Empreendedora, de julho a outubro, e, finalmente, o Dia de Demonstração, em novembro, onde os melhores projetos serão avaliados por uma banca composta por investidores e representantes do setor. As inscrições estão abertas na plataforma Campolab, e o edital completo está disponível no site da Fapeg.