A família Saket, originária do Afeganistão, imigrou para São Carlos, SP, em 2022, fugindo do regime talibã que impede mulheres e meninas de acessar a educação no país. Os três irmãos, Mahsa (15 anos), Umna (17 anos) e Mohammad (14 anos), são exemplos de como a busca por educação e liberdade pode transformar vidas. Eles estão matriculados na Escola Estadual Conde do Pinhal, e a oportunidade de estudar no Brasil representa uma esperança de um futuro melhor, especialmente para as irmãs, que agora podem sonhar com carreiras como a engenharia de computação.
Desde que chegaram ao Brasil, a família enfrentou desafios, como a adaptação à língua e cultura locais. Contudo, a integração foi facilitada pelo acolhimento de colegas e professores, que usaram recursos como o Google Tradutor para superar as barreiras linguísticas. Com o tempo, os irmãos se tornaram fluentes em português, o que facilitou sua adaptação à vida escolar e à sociedade brasileira. Para a jovem Mahsa, o estudo é uma chance de mudar seu destino e desafiar as restrições que enfrentava no Afeganistão.
O Brasil tem experimentado um aumento significativo no número de imigrantes matriculados na rede de ensino, com um crescimento de 75% desde 2020. São Carlos reflete essa tendência, com um aumento de 87% nas matrículas de estrangeiros, muitos em busca de oportunidades de educação e uma vida mais digna. A inclusão de estudantes de diferentes origens culturais e religiosas tem sido uma prioridade nas escolas locais, que buscam garantir um ambiente de respeito e aprendizado, adaptando-se às diversas necessidades dos alunos imigrantes.