Um relatório aponta que o aumento das vagas de ensino no Reino Unido, com o maior índice de lacunas na força de trabalho registrado até hoje, é atribuído a uma combinação de fatores, como o comportamento cada vez mais desafiador dos alunos, os baixos salários e as condições de trabalho inflexíveis. Esses problemas têm levado muitos professores a deixar as salas de aula, o que agrava ainda mais a escassez de profissionais no setor educacional.
Desde a pandemia de Covid-19, a fuga de professores mais jovens se intensificou, o que tem dificultado a reposição da força de trabalho. O número de graduados que escolhem a carreira de magistério também caiu consideravelmente. O relatório indica que, embora o governo tenha prometido contratar 6.500 novos professores nas escolas estaduais, a falta de mudanças significativas nas condições de trabalho pode comprometer o cumprimento dessa meta.
O estudo ressalta que a revisão de gastos do governo, prevista para este mês, representa a última oportunidade para o Executivo cumprir a sua promessa e melhorar o cenário educacional. Caso não haja investimentos adequados em salários, formação e condições de trabalho, o sistema educacional do país pode enfrentar sérios desafios no futuro próximo, com consequências diretas na qualidade do ensino oferecido aos alunos.