Um ex-jogador de futebol pode ser indenizado pela Justiça espanhola após ter sua condenação por estupro anulada na sexta-feira (28.mar.2025). De acordo com o juiz José Antonio Vázquez Taín, o valor pode chegar a € 11 mil pelos 14 meses em que ficou preso preventivamente, acusado de um crime ocorrido em uma boate de Barcelona em 2022. O magistrado afirmou que o valor pode ser ainda maior, mas destacou que isso dependerá de uma análise específica.
A decisão foi tomada por unanimidade pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, que revogou a pena de 4 anos e 6 meses de prisão. O tribunal considerou que a testemunha da vítima apresentava deficiências avaliativas, o que impossibilitou a concordância com a conclusão do tribunal de primeira instância. O ex-atleta havia sido preso em janeiro de 2023 e permaneceu detido por mais de um ano antes de conseguir liberdade provisória após pagar uma fiança de € 1 milhão.
Com a anulação da condenação, o ex-jogador também pode reaver o valor pago pela liberdade provisória. O caso segue sob análise, e eventuais novos desdobramentos dependerão de trâmites legais. A decisão judicial reforça a importância de revisões processuais para garantir a aplicação correta da justiça.