O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país começará a aplicar tarifas sobre produtos agrícolas importados a partir de 2 de abril de 2025. A medida faz parte de sua estratégia de proteção comercial, visando fortalecer a produção interna. Em uma publicação na rede Truth Social, Trump incentivou os fazendeiros americanos a se prepararem para aumentar a produção para atender ao mercado doméstico. Essa ação se alinha a outras iniciativas no seu segundo mandato, focadas em reverter o déficit comercial do país.
Além das tarifas sobre produtos agrícolas, o presidente também determinou tarifas sobre importações de aço e alumínio, que entrarão em vigor na mesma data. Em fevereiro, ele assinou um decreto que impõe taxas a esses materiais, como parte de uma política mais ampla de taxar importações para equilibrar o comércio internacional. Essa medida foi seguida por uma ação recíproca contra países que impõem tarifas sobre produtos norte-americanos, que também começará em abril.
Trump também anunciou sua intenção de aplicar uma tarifa de 25% sobre produtos da União Europeia, destacando em uma reunião de gabinete que a política comercial do bloco europeu dificultava o acesso de produtos dos Estados Unidos ao mercado europeu. Esse movimento reflete um esforço mais amplo do governo dos EUA para pressionar seus parceiros comerciais e promover um comércio mais favorável aos interesses internos.