Com as altas temperaturas que têm afetado Ribeirão Preto, escolas de educação infantil da cidade têm implementado atividades aquáticas para proporcionar alívio às crianças. O principal objetivo dessas ações é garantir o conforto e o bem-estar dos alunos, promovendo ao mesmo tempo o aprendizado e a diversão. Durante as atividades, as crianças são refrescadas com bacias de água, borrifadores e até mangueiras, enquanto a rotina escolar é adaptada para evitar a exposição ao sol intenso.
As práticas incluem horários específicos para as atividades aquáticas, realizados pela manhã e no final da tarde, quando o calor é menos intenso. A mudança na rotina escolar busca criar um ambiente agradável e seguro, usando recursos como ventiladores, ar-condicionado e espaços ao ar livre com verde. Além disso, atividades como o “varal molhado” e água colorida foram introduzidas para estimular a diversão e o alívio térmico das crianças.
A chefe da Divisão de Educação Infantil de Ribeirão Preto destacou a importância dessas práticas para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, além de garantir o conforto durante o calor extremo. As escolas continuarão com as atividades aquáticas enquanto durar a onda de calor, com os pais sendo orientados a enviar os alunos já preparados com roupas apropriadas para as atividades. As iniciativas têm se mostrado eficazes, com os educadores planejando ações que se adaptam às necessidades do clima, para manter as crianças refrescadas e seguras.