O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 terá inscrições abertas de 21 de abril a 2 de maio para os interessados em participar da edição. Para quem não compareceu às provas de 2024, o prazo para justificar a ausência começa na segunda-feira (17) e vai até 28 de março. Aqueles que não justificarem ou tiverem sua solicitação reprovada precisarão pagar uma taxa de R$ 40, com boleto gerado até 7 de maio.
As provas do Encceja 2025 ocorrerão no dia 3 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. O exame visa certificar jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Para o ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos e, para o ensino médio, 18 anos. Além disso, quem tem mais de 18 anos pode tentar diretamente a certificação do ensino médio, sem a necessidade de concluir o fundamental.
O Inep também disponibiliza recursos para garantir a inclusão de todos os participantes. Aqueles que necessitarem de atendimento especializado, como pessoas com deficiências ou condições específicas como diabetes ou gravidez, devem informar essas necessidades durante a inscrição, com documentação comprobatória. O exame também possibilita o uso do nome social, caso o participante tenha feito o cadastro na Receita Federal. O Inep oferece material de estudo gratuito para apoiar a preparação para as provas.