As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 estão a todo vapor neste mês de março, com diversas seleções disputando vagas para o torneio que será realizado entre Canadá, Estados Unidos e México. Já com as vagas garantidas os países-sede, as disputas seguem intensas nas outras regiões. Na Oceania, a Nova Caledônia e o Taiti se enfrentam nesta quinta-feira (20/3), enquanto a Nova Zelândia joga contra Fiji na sexta-feira (21/3), com a final marcada para segunda-feira (24/3). Já no Japão, a seleção local está a um passo de garantir a vaga ao vencer o Bahrein.
A classificação na Ásia também está acirrada, com seleções como Irã, Coreia do Sul e Uzbequistão lutando pelas vagas diretas, enquanto os melhores terceiros colocados ainda buscam uma chance na repescagem. Na América do Sul, o Brasil segue na disputa com a possibilidade de subir na tabela, enquanto a Argentina pode garantir a classificação já nesta Data Fifa, dependendo dos resultados. A classificação também está em jogo para outras seleções sul-americanas como Uruguai, Equador e Colômbia.
Além das disputas atuais, a Copa de 2026 será a primeira a contar com 48 seleções, o que ampliará as representações de diferentes continentes. A África e a Concacaf têm sistemas de classificações distintas, e a Europa começa suas Eliminatórias em março, com os times europeus apenas agora iniciando suas jornadas. A fase decisiva das Eliminatórias será acompanhada de perto até o final do ano, com algumas seleções já se encaminhando para garantir um lugar no mundial.