O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) anunciou que 42.042 eleitores do Distrito Federal correm o risco de ter o título de eleitor cancelado por não terem votado nas últimas três eleições ou por não justificarem a ausência. O prazo para regularização da situação vai até o dia 19 de maio. A irregularidade inclui os eleitores que não compareceram ao segundo turno das eleições de 2020 e aos dois turnos das eleições de 2024.
Os eleitores que não regularizarem a situação dentro do prazo perderão o direito ao título e terão diversas restrições, como a impossibilidade de emitir documentos oficiais, matricular-se em universidades públicas, ocupar cargos públicos e votar nas próximas eleições. A medida, no entanto, não afeta menores de 18 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e pessoas com deficiência que comprovem dificuldades extremas para votar.
Os cidadãos podem verificar a situação de seu título e regularizá-lo de maneira online no site do TRE-DF ou procurar atendimento presencial nos cartórios eleitorais do DF e no posto do TRE-DF na Rodoviária do Plano Piloto. A região de Ceilândia concentra o maior número de eleitores com pendências, totalizando 8.654 pessoas que devem regularizar o documento. Além disso, 75.504 eleitores residentes no exterior também estão sujeitos ao cancelamento, caso não resolvam sua situação a tempo.