O deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do partido Republicanos, afirmou em entrevista que a economia brasileira está estagnada, sem avanços significativos, e que isso abre espaço para uma maior atuação da centro-direita nas eleições presidenciais de 2026. Segundo Pereira, a economia do país não apresenta evolução, o que tem gerado uma tendência crescente para a centro-direita, apesar da atual situação política.
Embora perceba um cenário favorável para a sua legenda, o parlamentar também acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda tem chances de recuperação, destacando que não há governo “morto”. Ele comparou o momento atual de Lula com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, ressaltando que, há pouco mais de um ano, Bolsonaro enfrentava índices de avaliação semelhantes aos de Lula, e ainda assim, quase venceu as eleições de 2022.
Pereira também mencionou que a proposta de reforma do Imposto de Renda, atualmente em tramitação, não deverá ser aprovada como foi inicialmente enviada ao Congresso, sugerindo que mudanças importantes no projeto devem ocorrer. Para ele, o cenário econômico e político traz desafios, mas também abre portas para novas possibilidades para a centro-direita nas próximas eleições.