O dólar à vista apresentou leve queda de 0,06%, cotado a R$ 5,7606 nesta sexta-feira (7), mantendo-se estável em relação ao real. A moeda americana segue em trajetória de perdas ao longo da semana, enquanto os investidores avaliam novos dados sobre o PIB brasileiro e aguardam o relatório de emprego dos Estados Unidos, além de declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Na véspera, o dólar teve leve alta de 0,07%, fechando a R$ 5,7598.
O mercado brasileiro acompanha de perto o crescimento do PIB, que registrou uma alta de 3,4% para o ano de 2024, segundo o IBGE. Os investidores também estão atentos às medidas do governo para reduzir os preços dos alimentos, embora a expectativa seja de que seu impacto seja limitado. O cenário é de cautela enquanto o mercado aguarda mais informações que possam impactar o cenário econômico nacional e internacional.
No campo das operações cambiais, o Banco Central do Brasil anunciou a realização de um leilão de até 20.000 contratos de swap cambial tradicional, com o objetivo de realizar a rolagem do vencimento de contratos que ocorre em 1º de abril de 2025. A medida tem o objetivo de manter a estabilidade no mercado de câmbio, alinhando-se ao comportamento do dólar e às expectativas de investidores sobre o desempenho da economia.