Na noite de segunda-feira (3) e madrugada de terça-feira (4), duas trágicas ocorrências ocorreram em Rio Pomba, na Zona da Mata mineira, envolvendo jovens de Ubá. Durante um bloco de carnaval, um tiroteio deixou uma vítima fatal, Luciane dos Santos Marques, de 25 anos, além de 14 feridos. O tiroteio teria sido causado por uma rivalidade entre dois homens, que foram presos em seguida. Luciane era estudante e moradora de Ubá, e o caso está sendo investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais, que acompanha a apuração das circunstâncias do crime.
Na madrugada de terça-feira (4), João Célio Oliveira dos Santos, de 21 anos, também perdeu a vida em um acidente de trânsito. Ele estava retornando de Rio Pomba para Ubá quando colidiu com uma caminhonete na rodovia MG-265. Após o impacto, a caminhonete atingiu dois outros veículos. João Célio, que era filho de um ex-vereador de Ubá, morreu no local. A família do jovem alega que o motorista da caminhonete invadiu a contramão, e o condutor foi levado à delegacia para prestar depoimento.
Ambos os corpos foram sepultados no Cemitério Municipal de Ubá, cidade onde moravam. O acidente e o tiroteio ocorreram em uma mesma noite, afetando profundamente a comunidade local, que ficou consternada com as tragédias envolvendo dois jovens da mesma cidade. As prefeituras de Rio Pomba e Ubá decidiram cancelar o último dia de carnaval devido aos incidentes.