Os primeiros pagamentos do dinheiro esquecido no antigo Fundo do PIS/Pasep começam a ser realizados ainda neste mês, com aproximadamente R$ 26 bilhões disponíveis para mais de 10,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada antes de 1988, ou seus herdeiros. Esse fundo foi criado com o objetivo de complementar a renda dos trabalhadores entre 1971 e 1988, mas só podia ser sacado em situações excepcionais, como aposentadoria ou doença. Com a extinção do fundo em 2020, muitos trabalhadores não sabiam da existência do valor ou esqueceram de resgatar o montante.
Para facilitar o saque, o Ministério da Fazenda lançou a plataforma Repis Cidadão, que permite a consulta e retirada dos valores esquecidos. A partir de sexta-feira (28), os trabalhadores ou herdeiros que já solicitaram o resgate poderão receber o pagamento pela Caixa Econômica Federal. A plataforma está disponível para quem possui conta no Portal Gov.br nos níveis prata ou ouro e oferece orientações específicas, inclusive para herdeiros ou beneficiários legais.
É importante destacar que a plataforma Repis Cidadão não está vinculada ao pagamento atual do benefício PIS/Pasep, mas é exclusivamente destinada ao saque dos valores esquecidos no fundo extinto. Trabalhadores ou seus representantes podem acessar a plataforma para consultar e solicitar o valor que tem direito, seguindo as instruções disponibilizadas para garantir o pagamento correto.