O Dia do Consumidor, celebrado neste sábado (15.mar.2025), é uma data importante para o comércio, especialmente no primeiro semestre, funcionando como uma espécie de “Black Friday” para muitos setores. Diferente de datas como o Dia das Mães ou dos Pais, quando as pessoas compram presentes para outras, neste dia a procura é voltada para produtos de uso próprio. Itens essenciais, como produtos de higiene pessoal e beleza, devem ser os mais procurados, segundo a FecomercioSP.
Embora a data tradicionalmente não registre grandes picos de vendas, os varejistas têm adotado estratégias para estender as ofertas ao longo de toda a semana ou até mês do consumidor, o que pode influenciar o aumento das vendas. Em 2024, as vendas caíram 2,4% em relação ao ano anterior, somando R$ 603 milhões. Contudo, a expectativa é de recuperação em 2025, com destaque para a venda de itens como ventiladores e ar-condicionados, devido às altas temperaturas que o Brasil tem enfrentado.
A FecomercioSP recomenda que os comerciantes se antecipem às promoções, oferecendo ações especiais não só no sábado, mas ao longo da semana, além de flexibilidade nos pagamentos e estratégias como cashback. Para marketplaces, a sugestão é monitorar os fretes para evitar preços mais altos que os da concorrência. Essas medidas visam maximizar o sucesso das vendas e acompanhar as tendências de consumo que se destacam nesta data.