Dez pessoas foram condenadas após investigações que resultaram em uma operação policial contra uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes relacionados. As penas somadas ultrapassam 265 anos de prisão. A denúncia foi formalizada em Votuporanga (SP), a partir de uma investigação que teve início em fevereiro de 2021, quando um dos réus foi preso com 180 tabletes de pasta base de cocaína em uma carreta, avaliados em R$ 33 milhões.
A rede criminosa tinha como objetivo ocultar a identidade dos proprietários dos caminhões usados no transporte de drogas. De acordo com as apurações, a organização adquiria a cocaína na cidade de Corumbá (MS) e a distribuía em várias regiões de São Paulo. O esquema envolvia transporte e comercialização de entorpecentes, além de uma série de operações ilegais com o intuito de lavar o dinheiro obtido com o tráfico.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP), em conjunto com a Polícia Civil, foi responsável pela investigação que levou à condenação dos envolvidos e ao desmantelamento da organização criminosa. Como parte da sentença, o Judiciário determinou o perdimento de bens móveis e imóveis apreendidos, incluindo os caminhões utilizados no transporte das drogas. A ação visa interromper as atividades ilícitas do grupo e contribuir para o combate ao tráfico de drogas na região.