O carnaval de samba contou com a participação de várias escolas que abriram a noite com apresentações distintas. O Botafogo Samba Clube iniciou os desfiles, seguido por Arranco, Inocentes e Ponte. No entanto, a Série Ouro, que reúne algumas das principais escolas, apresentou um cenário único, com destaque para as 16 agremiações que se apresentaram ao longo do evento, sendo divididas entre as noites de sexta e sábado.
Porém, o desfile deste ano foi impactado por um incidente que afetou a participação de três escolas: Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu. Devido ao incêndio na fábrica de fantasias, essas escolas não foram avaliadas, o que alterou a dinâmica da competição. As outras 13 escolas, que seguiram com suas apresentações, competem por duas vagas no rebaixamento para a Série Prata, enquanto a campeã tem a chance de ascender ao Grupo Especial.
A competição, com sua estrutura de rebaixamento e ascensão, trouxe ainda mais emoção aos desfiles. Com a divisão clara entre as escolas que disputam a permanência e as que buscam alcançar o topo, o carnaval de 2025 revela um cenário de superação e desafios no mundo do samba.