Após três semanas de negociação, os deputados chegaram a um consenso sobre a presidência das comissões temáticas da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18). O PL assumirá a presidência da Comissão de Saúde, enquanto o União Brasil ficará com a Comissão de Constituição e Justiça, e a Federação PT-PV-PCdoB comandará a Comissão de Cultura. Durante o dia, os parlamentares realizaram ao menos duas reuniões com o presidente da Casa, Hugo Motta, para discutir os detalhes do acordo.
O impasse em torno da presidência da Comissão de Minas e Energia atrasou o acordo durante a tarde, já que o PL e o PSD disputavam o comando do colegiado. No final da noite, após mais uma reunião, ficou decidido que a comissão ficará sob a liderança do PSD. Como parte da negociação, o PSD abriu mão da presidência da Comissão de Turismo e assumirá o comando da Comissão do Esporte.
O líder do governo, José Guimarães, afirmou que o acordo é sólido e que as bancadas ficaram em sua maioria satisfeitas com a divisão. Com as definições feitas, os líderes agora irão indicar os nomes dos deputados que presidirão as comissões, que serão formalmente instaladas nesta quarta-feira (19).