O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) expressou, durante ato contra o PL da anistia em São Paulo, sua expectativa por punições exemplares aos presos pela invasão à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Ele destacou a importância de decisões justas e equilibradas por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) ao concluir o processo. O congressista, que participou do evento neste domingo (30.mar.2025), reforçou a necessidade de responsabilização pelos atos que classificou como tentativa de golpe.
Sobre a flexibilização das prisões preventivas dos réus, o deputado considerou a decisão do STF como natural, explicando que o processo deve ser ajustado conforme a produção de provas pelas defesas e acusação. Sua fala ao Poder360 refletiu uma visão técnica, sem entrar em detalhes sobre casos específicos, mantendo o foco no andamento legal do processo.
O ato em São Paulo reuniu manifestantes contrários à anistia, com cenas simbólicas, como a colocação de figuras políticas em latas de lixo. Enquanto a esquerda se mobiliza pelo país, o debate sobre as consequências dos eventos de 8 de janeiro continua, com expectativa sobre as próximas decisões judiciais.