O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) registrou mais de 40 milhões de simulações de empréstimo por meio do Crédito do Trabalhador entre os dias 21 e 23 de março. A plataforma digital da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) tem sido o principal meio de acesso ao programa, que foi criado por uma Medida Provisória e começou a valer na sexta-feira. O Crédito do Trabalhador oferece crédito consignado a trabalhadores com carteira assinada, com limite de até 35% do salário mensal para o valor da parcela do empréstimo.
Segundo dados da Dataprev, 4,5 milhões de propostas de crédito foram solicitadas e cerca de 11 mil contratos formalizados. O volume de acessos à CTPS Digital durante esses dias superou em 12 vezes a média semanal dos últimos três meses. O MTE orienta que os trabalhadores aguardem 24 horas após a solicitação para receber as ofertas das instituições financeiras habilitadas, uma vez que as propostas são enviadas ao longo deste período.
A partir de 25 de abril, os bancos também poderão oferecer o crédito por meio de suas plataformas digitais. O programa permite o uso de até 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou 100% da multa rescisória em caso de demissão como garantias para o empréstimo. O programa atende a cerca de 47 milhões de trabalhadores e tem gerado grande interesse desde sua implementação.