Os contribuintes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 têm a opção de pagar o imposto à vista ou em parcelas, com a possibilidade de descontos progressivos, dependendo do número final da placa do veículo. O pagamento à vista oferece um desconto de 5% para quem quitar até as datas limites definidas para cada grupo de placas. Caso o pagamento seja feito até uma data posterior, o desconto reduz para 3%. Aqueles que preferirem parcelar podem dividir o valor em até oito vezes consecutivas.
Além dos descontos progressivos, o programa Nota MT oferece um benefício adicional para participantes, com a possibilidade de um abatimento de até 10%, que pode chegar a R$ 700. Para aproveitar esse desconto, o contribuinte deve acessar o site ou o aplicativo do programa, resgatar os pontos e aplicar o benefício antes de emitir a guia de pagamento do IPVA. O resgate deve ser feito até dois dias antes do vencimento do imposto, conforme o final da placa do veículo.
O calendário de vencimento varia conforme o final da placa do veículo. Para as placas com números finais 1, 2, 3 e 4, o pagamento com 5% de desconto deve ser feito até 10 de março de 2025, enquanto o pagamento com 3% de desconto vai até 20 de março. Já as placas com finais 5, 6 e 7 têm prazos até abril, e as com finais 8, 9 e 0 até maio. O pagamento sem desconto ou a primeira parcela deve ser quitado até o final do respectivo mês de vencimento.