Os contribuintes de Mato Grosso poderão pagar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) entre os meses de março e maio de 2025, com a possibilidade de optar pelo pagamento à vista ou parcelado. Aqueles que escolherem o pagamento à vista poderão aproveitar descontos progressivos de 5% ou 3%, dependendo da data do pagamento. Além disso, os participantes do Programa Nota MT podem receber um desconto adicional de até 10%, com um valor máximo de R$ 700, desde que resgatem seus pontos antes de emitir a guia de pagamento.
O desconto para pagamento à vista varia de acordo com o final da placa do veículo. Para placas com números finais 1, 2, 3 e 4, o desconto de 5% é válido até 10 de março, enquanto o de 3% pode ser aproveitado até 20 de março. O pagamento integral ou a primeira parcela deverá ser feito até 31 de março de 2025. Já para placas com finais 5, 6 e 7, os prazos são 10 de abril para 5% e 22 de abril para 3%, com o pagamento total ou a primeira parcela até 30 de abril. Para as placas com finais 8, 9 e 0, os prazos finais são 12 de maio para 5% e 20 de maio para 3%, com o pagamento até 30 de maio.
Para acessar o desconto adicional do Programa Nota MT, os contribuintes devem acessar o site ou aplicativo do programa, selecionar a opção de resgatar os pontos e aplicar o desconto antes de emitir o boleto de pagamento. O resgate dos pontos deve ser realizado até dois dias antes do vencimento do imposto, conforme o final da placa do veículo, e após a confirmação do abatimento, o boleto pode ser gerado no site da Secretaria de Fazenda (Sefaz).