A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) promoveu atividades em Potecas, São José, para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado em março. Em uma tenda montada em frente à Escola de Ensino Fundamental de Potecas, a comunidade participou de um jogo da memória com dicas sobre economia de água, recebeu copinhos de água e panfletos informativos. A ação faz parte do Projeto Socioambiental vinculado às obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do bairro, que visa ampliar a conscientização sobre a importância do saneamento básico.
Além das atividades comunitárias, o projeto inclui ações de educomunicação em escolas da região. Em 2024, cerca de 350 crianças de quatro instituições de ensino participaram de iniciativas que buscam fortalecer o conhecimento crítico sobre a preservação da água. Este ano, as atividades já começaram no Centro Educacional Municipal Maria Hortência, em Potecas, e a Escola de Ensino Fundamental do bairro será a próxima a integrar o programa.
A nova ETE Potecas, em construção, representa um avanço na infraestrutura local, com capacidade para tratar 600 litros de esgoto por segundo na primeira etapa — 42% a mais que a unidade atual. A tecnologia de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção de fósforo, garantirá maior qualidade no efluente final, reforçando os benefícios do saneamento para a comunidade e o meio ambiente.