A Comissão de Esportes (CEsp) promoverá uma audiência pública para discutir estratégias de combate ao sedentarismo e à obesidade. A iniciativa, proposta pela presidente da comissão, foi aprovada em 19 de março de 2025. A reunião ainda não tem data definida, mas a senadora Leila Barros, responsável pela sugestão, enfatiza os impactos negativos do sedentarismo na saúde, incluindo o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e cânceres. Ela também propôs a participação de representantes de órgãos como o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina no evento.
A Organização Mundial da Saúde destaca que a América Latina é a região com maior número de pessoas sedentárias, sendo o Brasil o país líder nesse ranking, com 47% de sua população vivendo de forma sedentária, de acordo com dados de 2018. A discussão visa promover medidas preventivas e buscar soluções eficazes para reduzir os índices de sedentarismo e obesidade no país.
Além disso, a CEsp aprovou outra audiência pública para discutir o controle e a fiscalização das plataformas de jogos online, tema proposto pelo senador Eduardo Girão. Com a entrada em vigor do marco regulatório dos jogos de aposta de quota fixa em janeiro de 2025, ainda existem muitas dúvidas sobre sua efetividade e os impactos sobre a sociedade. O debate terá como foco a análise do cenário atual e a necessidade de uma regulamentação mais clara para garantir a segurança e a arrecadação de impostos no setor.