A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, na Quarta-feira de Cinzas (5 de março de 2025), a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e utiliza o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom”, retirado do livro de Gênesis. A campanha foi inspirada na encíclica Laudato Si’ do papa Francisco, que completa 10 anos em 2025, e celebra os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis. Além disso, também se relaciona com a COP30, que ocorrerá em Belém (PA) no final de 2025.
O objetivo central da campanha é promover uma conversão integral, buscando uma reflexão em torno da crise socioambiental urgente. De acordo com a CNBB, a campanha visa ouvir o grito dos pobres e da Terra, convidando a população a adotar atitudes de oração, jejum e caridade durante o período da quaresma, como preparação para a Páscoa. A coleta da solidariedade, que será realizada no Domingo de Ramos, em 12 e 13 de abril de 2025, será um dos momentos culminantes da campanha, com os recursos sendo destinados a projetos sociais em todo o país.
Além disso, a CNBB divulgou uma mensagem do papa Francisco, que, embora esteja internado desde fevereiro de 2025, expressou seu apoio à iniciativa, destacando a importância de promover a ecologia como parte da conversão pessoal ao cristianismo. A Campanha da Fraternidade é celebrada nacionalmente desde 1964, e, anualmente, reúne a Igreja Católica em uma reflexão sobre temas sociais relevantes.