Um alerta severo para chuvas fortes foi emitido neste domingo (23) às 15h30 para as regiões sul e oeste da cidade de São Paulo. A capital paulista está em estado de atenção para alagamentos, o que representa o segundo nível de uma escala de alerta, que vai de observação a iminência de transbordamento. O estado de atenção teve início às 14h50 e continua em vigor.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), as chuvas são provocadas por áreas de instabilidade que afetam diversos municípios da região metropolitana. Além da cidade de São Paulo, localidades como Várzea Paulista, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras e Mairiporã também enfrentam fortes precipitações.
Até o momento, o acumulado de chuvas em março atingiu cerca de 63,8 milímetros, o que corresponde a 36% da expectativa total para o mês de março, que é de 177,1 mm. O impacto das chuvas já causou diversos transtornos na cidade e nas áreas vizinhas, com alerta para possíveis alagamentos e riscos de transbordamento de rios.