A ex-ministra da Justiça da França, Christiane Taubira, chegou a Belém para participar de uma série de compromissos, incluindo a conferência “Amazonie rebelle aux fantasmes” (Amazônia se rebela contra fantasmas), que ocorrerá na Universidade Federal do Pará (UFPA) nesta segunda-feira, 24. O evento, com início previsto para as 15h no Auditório H1, abordará questões culturais, sociológicas, geopolíticas e bioeconômicas da Amazônia, além de discutir temas relacionados à preservação ambiental e justiça climática, em um contexto prévio à COP30.
Além da conferência, a visita de Taubira inclui encontros e workshops envolvendo Programas de Pós-Graduação da UFPA, associações de estudantes indígenas, quilombolas e refugiados, e a Comissão de Equidade e Gênero. A programação foi organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais da UFPA (Prointer) com o apoio do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia. O evento será acompanhado pela tradução para o português e contará com a presença do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.
Christiane Taubira é reconhecida internacionalmente por sua atuação em prol dos direitos humanos, da justiça social e pela valorização das identidades culturais. Ela também é autora da Lei Taubira, que reconhece a escravidão e o tráfico negreiro como crimes contra a humanidade, e foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo de ministra da Justiça na França. Sua visita à UFPA marca um momento importante de intercâmbio acadêmico e político sobre os desafios e perspectivas para a Amazônia e o meio ambiente.